As campanhas de mídia Online têm como papel gerar fluxo de novas visitas e principalmente vendas para novos ou antigos clientes. Os formatos tradicionais de mídia Online são: Banners, textos, vídeos e conteúdo.
Para qualquer tipo de mídia é necessário budget e mensuração do resultado das campanhas, já que as ferramentas de Web nos dão com precisão os resultados através das fontes de origem dos pedidos, tornando possível fazer o escalonamento do investimento caso o canal de mídia de publicidade Online de resultado positivo ou até mesmo pará-la se o resultado é negativo. Dependendo do tipo de mídia e investimento alocado, deve ser feita uma mensuração diária para otimização das campanhas e melhoria de desempenho.
A integração entre mídia off-line e mídia Online deve acontecer para que as campanhas da empresa sigam a mesma linha de comunicação, bem como ofertas e promoções sejam validas para ambos os canais. Caso não exista integração e existam estratégias promocionais diferentes os canais de vendas devem estar cientes e saber como atender a demanda do consumidor.
Os canais de mídia Online são os portais, empresas base de dados para e-mail marketing, sites de segmentos específicos, comparadores de preços e links patrocinados.
Nas campanhas de mídia online a atividades com o melhor retorno sobre o investimento são os links patrocinados nos mecanismos de busca, isto faz com que seja uma etapa obrigatória na maioria dos projetos de e-commerce.
Os links patrocinados mais utilizados são: Google Adwords. É a forma mais rápida de se posicionar entre os primeiros lugares nos mecanismos de busca. O custo normalmente varia de R$ 0,17 a mais de R$ 1,00 por clique. , O custo é apenas quando o usuário visita o site da empresa.
A forma com que as visitas são originadas é através de buscas de palavras chaves que são pesquisadas nos respectivos mecanismos. Isto faz com que o grau de relevância do anúncio e visita seja alto trazendo um cliente qualificado ao site o que ajuda na conversão de vendas.
Os principais indicadores de desempenho das campanhas são os seguintes: cliques, taxa de cliques, custo por clique, índice de qualidade, impressões de anúncios de texto, posição media de anúncios, taxa de conversão, tempo médio de navegação entre outros de menor relevância. Já a estruturação acontece no seguinte formata: Campanhas, Grupos de anúncios, anúncios de texto e palavras chaves.
Ainda existem outras ferramentas que podem dar bons resultados de desempenho, como a utilização de rede de parceiros do Google, sejam parceiros de pesquisa ou de anúncios e também a ferramenta do Google Shopping que disponibiliza todo o mix de produtos da loja.
Ferramentas como a de remarketing, que visa atingir clientes da loja em sua navegação na internet estão ganhando força e gerando bons resultados em conversão de vendas.
A otimização da campanha deve ser feita através de analise de relatórios de desempenho a ferramenta apresenta relatórios de fácil analise e de fácil otimização.