O layout e design do site tem importância fundamental no desempenho de vendas do projeto. Sites que apresentam dificuldade de navegação para encontrar os produtos ou serviços inviabilizam muitas vendas de forma que o cliente não encontra as informações que precisa e simplesmente sai do site aumentando a taxa de rejeição do mesmo.
Para uma navegação e usabilidade adequada, o usuário deve conseguir encontrar a informação desejada com poucos cliques, no máximo 3 a 5. Temos que considerar que o usuário deve encontrar diferentes caminhos para chegar à informação desejada facilitando assim converter sua necessidade na compra de um produto ou serviço e com isso melhoramos as conversões de metas.
É necessária uma constante mensuração da navegação dos usuários para aperfeiçoar o layout e design do site com o objetivo de facilitar a encontrar as informações desejadas transformando a visita em vendas. Para o aperfeiçoamento de layout podem ser utilizados testes no mesmo layout da mesma pagina de um site analisando qual teve um desempenho melhor em termos de venda, são os Testes A/B, que ajudam, a saber, qual o melhor desempenho dos elementos gráficos e blocos de informações de uma pagina em especifico.
O carrinho de compras é um facilitador para transformar visitas em pedidos, mas em alguns casos ele pode ser um vilão. Carrinhos de compras com muitos passos até a finalização do pedido ou que pedem muitas informações no momento do visitante no cadastro podem diminuir bastante a taxa de conversão de vendas. Quantos menos passos no carrinho de compras e menos links de fuga no layout da páginas e nos passos de compra maior será a conversão de vendas, que deve ser medida como indicador de desempenho.
Faz parte deste processo a recuperação de vendas de carrinhos abandonados, que são os clientes que tem interesse no produto, mas não finalizam o pedido até o ultimo passo de vendas. Através de ferramentas de e-mail marketing integradas com a plataforma de e-commerce é possível se comunicar com estes clientes oferecendo benefícios para que a compra seja efetivada, bem como através de contatos via televendas.
Também podem ser utilizadas estratégias de venda cruzada ou casada na finalização do pedido desde que não afetem a conversão de vendas do carrinho de compras aumentando o pedido médio do cliente.