O E-commerce no Brasil ainda é um tema a ser explorado. Em relação a outros países, temos um grande abismo representado pela exclusão digital, grande parte da população ainda tem seu acesso a Internet limitada. Somado ao medo dos usuários de colocar as informações na Internet, temos uma barreira à entrada desse meio como canal de compra.
Conforme as pesquisas da EBIT, o consumidor on-line brasileiro é em sua maioria da classe A/B, solteiro, do sexo masculino e jovem, costuma comprar itens como assinatura de revistas, livros e eletrodomésticos. Seu ticket médio vem aumentando ao longo dos anos, assim como o volume de compras através da Internet no país.
O brasileiro está deixando de ver a Internet como um simples canal de consulta de preço, fazendo com que concorra com o varejo tradicional. O consumidor necessita de estímulos para finalizar uma compra, precisam de um site atrativo que aumente as chances de compra eliminando inseguranças. Esse consumidor tem receio de informar seus dados e precisa de um site seguro e mais simplificado para poder fazer sua compra.
O e-commerce no país vem crescendo em um ritmo maior que os outros canais do varejo e têm se mostrado inovador e com capacidade de concorrer com o varejo tradicional. Ele tem se desenvolvido para atender cada vez mais à demanda crescente de consumidores ávidos por novidades, praticidade e preços melhores que o da loja física.
Através dos tópicos descritos temos uma metodologia e modelo de gestão de e-commerce que pode ser adotado em diferentes segmentos, principalmente nas micros, pequenas e médias empresas, adequando ao seu modelo de negócio, gestão de pessoas e estrutura de atuação. Para todos os casos devem ser seguidos passo a passo às atividades listadas envolvendo a estratégia comercial, planejamento de marketing, planejamento de Web marketing, além do envolvimento de setores como televendas, análise de credito e etc. que variam de acordo com o porte e segmento de atuação da empresa seja em serviços ou produtos.
É necessária a integração de todos os canais de negócio e setores envolvidos no processo comercial de comunicação e marketing, visando uma estratégia alinhada a toda empresa com o objetivo final de alavancar vendas e potencializar a estratégia.
Os tópicos ainda devem ser melhor explorados, visando uma estratégia avançada de atuação na internet em relação a vendas, que de acordo com cada segmento de atuação pode ter um grau de importância maior ou menor. Este modelo foi utilizado nos exemplos de cases citados no tópico 1.3 e representaram resultados positivos para as empresas nas quais foram desenvolvidas, principalmente no aumento de faturamento, aumento de visitas e base de clientes.
Como o segmento de e-commerce ainda é relativamente novo no mercado ele ainda vai sofrer adequações e alterações com a inserção de novos tipos de tecnologia, implementando novas ferramentas e estratégias de negócio, é o caso da tecnologia mobile e integração com canais de TV e offline. Neste cenário, deve ser considerado que isso vai afetar de forma positiva a estruturação do planejamento de Web marketing, marketing e comercial, proporcionando cada vez mais o crescimento da internet com canal de vendas, o que reforça a importância da gestão de e-commerce.
Nas inserções de novos cenários relacionados à tecnologia surgem oportunidades de mercado em relação ao pioneirismo em utilizar determinada ferramenta, isto faz com que seja importante a empresa estar atualizada em relação à inserção de novas tecnologias para não ser a ultima em aderir a uma demanda de mercado. Não só a atualização tecnológica é importante, mas também tendências de mercado, como a inserção de novas redes sociais ou ferramentas online que podem facilitar e potencializar as vendas na internet.
A escassez de profissionais qualificados faz com que exista uma necessidade grande e agrava a dependência e escassez das empresas em recrutamento e seleção de pessoas qualificadas, havendo a necessidade dos profissionais realizarem treinamento e qualificação neste segmento de mercado, o que faz com que muitas vezes profissionais sem a qualificação necessária sejam incorporadas no ambiente de e-commerce.
O objetivo final da gestão de e-commerce é tirar proveito plenamente e potencializar de forma eficaz todas as ferramentas e canais disponíveis neste cenário seja no ambiente online como off-line com o objetivo de maximizar os ganhos das empresas satisfazendo as necessidades dos clientes de forma a fideliza-lo de forma lucrativa fazendo com que o mesmo volte a comprar nas respectivas empresas.