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A ferramenta de e-mail marketing é um dos canais de comunicação com maior agilidade e facilidade na comunicação para campanhas para os clientes cadastrados, sendo de fácil personalização e segmentação da base. 

Nesta ferramenta é necessário fazer o acompanhamento dos relatórios de desempenho para otimização das peças de e-mail e comunicação, dados como: taxa de abertura, taxa de cliques, e-mails enviados, conversão de vendas e e-mails recebidos devem ser analisados a cada envio para uma melhoria continua.

A parte de design e comunicação da peça tem função direta nos resultados das campanhas de e-mails, através da analise de desempenho pode se fazer otimizações para o aperfeiçoamento e busca de um melhor resultado. Peças com muitas cores, muitas informações e que não respeitam conceitos básicos de design certamente terão desempenho ruim.

É necessário cuidados para que este tipo de comunicação não seja reconhecido como Spam seguindo as políticas de bom uso de e-mail marketing.

O e-mail marketing também pode ser utilizado para a recuperação de pedidos através dos carrinhos abandonados, bem como ações de venda cruzada e venda casada.

A correta utilização da base de dados de clientes serve para diferentes atividades de marketing através das definições de perfis pela segmentação de campanhas ou ações promocionais em especifico. 

As ações relacionadas à base de dados funcionam de forma parecida como as acontecem nas ferramentas de marketing de relacionamento. Podem ser utilizados em ações de e-mail marketing, agrupamentos de produtos relacionados com base em perfil de consumo, atividades de televendas e comunicações no próprio site após o login do usuário entre outras. Para isso é necessário sempre o enriquecimento da base de dados para que exista um grau de assertividade maior bem como uma melhor e maior segmentação da base. 

Uma ferramenta que vem tomando espaço neste cenário é o mapeamento do perfil das visitas dos usuários, aonde os mesmos são agrupados por grupos de consumidores e perfis de consumo sem ainda ter dados sobre o mesmo, apenas por perfil de navegação.

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