O e-commerce tem que ser enxergado como um canal de vendas isolado dos outros setores comerciais da empresa, implementando metas de desempenho e indicadores de vendas próprios da mesma forma que os outros departamentos comerciais de uma empresa.
As estratégias e pilares de um planejamento comercial para e-commerce normalmente estão focados em: televendas, recuperação de pedidos abandonados, recuperação de pedidos não pagos, mesmo assim cada projeto pode ter sua peculiaridade própria, com estratégias comerciais diferenciadas de acordo com o perfil de negócios da empresa.
A parte de campanhas de mídia Online e off-line que geram volume de trabalho para o setor de vendas, devem estar integradas na sua forma de comunicação com a estratégia comercial, bem como a integração multicanais é fundamental para que o resultado seja o melhor possível.
Além disso, devem existir indicadores e estratégias para potencializar as conversões de vendas ou desenvolver diferentes estratégias de vendas por produto, canais de mídia ou ferramentas de Web marketing utilizando estratégias de venda cruzada e casada para potencializar os resultados.
De forma semelhante à estratégia comercial o planejamento de Web marketing tem como objetivo primário atrair as visitas de potenciais clientes e com o objetivo secundário converter as visitas em vendas.
Para isso acontecer temos atividades como: otimização de mecanismos de buscas, plano de mídia Online, e-mail marketing, estratégias de produtos, links patrocinados no Google Adwords, afiliados, redes sociais entre outros que serão detalhados como atividades nos próximos tópicos.
Também temos nas ferramentas de Web marketing o papel de potencializar as ações, tais como: marketing de relacionamento e segmentação de base, programas de fidelização e incentivo e indicação de amigos devem ser consideradas.