Arquitetura de hardware, Software, Capacidade de telecomunicações, Design do site, Recursos humanos e Capacidades organizacionais
O ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas para a construção de um site de e-commerce envolve cinco etapas principais:
- Identificar os objetivos de negócios específicos para o local e desenvolver uma lista de funcionalidades do sistema e requisitos de informação.
- Desenvolver uma especificação de projeto do sistema (projeto lógico e projeto físico).
- Construir um site que seja amigável para o pessoal interno ou através da terceirização total ou parcial da responsabilidade de empresas terceiras.
- Testar o sistema (testes unitários, testes de sistema e testes de aceitação).
- Implementar e manter o site.
As nove funcionalidades básicas de um site de e-commerce devem conter:
- Banco de dados de produtos – fornece informações sobre o produto, como uma descrição, fotos, características e nível de estoque.
- Área de cadastro e banco de dados do cliente – para criar um local de log para cada visita do cliente, auxiliando na personalização da experiência de compra dos clientes e identificando os caminhos comuns e destinos.
- Carrinho de Compras – sistema de pagamento que fornece um sistema de encomendas, compensação de cartão de crédito, emissão de boleto bancário e outras opções de pagamento.
- Banco de dados – aonde são inclusas informações sobre o cliente, como nome, endereço, número de telefone, endereço de e-mail e etc.
- Sistema Administrativo de Vendas – Contém informações sobre o ID do cliente, produto adquirido, data de pagamento e envio para fornecer suporte ao cliente e no pós-venda da empresa.
- Sistema de monitoramento de Mídia online – Acompanha o comportamento local de prospects e clientes que vêm através de e-mail ou campanhas de publicidade.
- Monitoramento analítico do site – Para registrar o número de visitantes únicos, páginas visitadas, e os produtos adquiridos.
- Gestão de estoques – Sistema que fornece um link para produção e fornecedores, a fim de facilitar o pedido de reabastecimento de produtos.
Principais questões que envolvem a decisão de terceirizar o desenvolvimento local de um e-commerce:
Vantagens da construção de um site internamente, capacidade de mudar e adaptar o site rapidamente as demandas do mercado e capacidade de construir um site que faz exatamente o que a empresa precisa.
Desvantagens da construção de um site internamente: os custos podem ser maiores, os riscos de fracasso podem ser maiores, dada a complexidade de questões como a segurança, privacidade e gerenciamento de inventário, o processo pode ser mais demorado do que se tivesse contratado uma empresa especialista para gerenciar o projeto, os funcionários podem experimentar uma curva de aprendizado mais longa que atrasa sua entrada no mercado e usar modelos de design pré-definidos reduz o tempo de desenvolvimento, mas podem limitar a funcionalidade do site.
Uma decisão semelhante em relação à terceirização à hospedagem do site. Baseando-se em um fornecedor externo para garantir que o site esteja 24 horas por dia 7 dias por semana disponível coloca o ônus de confiança em alguém, em troca de uma taxa mensal de hospedagem. A desvantagem é que, se o site requer atualizações rápidas, devido ao tráfego intenso, a empresa de hospedagem escolhida pode ou não ser capaz de manter-se. Confiabilidade contra escalabilidade são as questões que devem ser consideradas.
Todo o site de e-commerce requer um software básico do servidor Web para responder a pedidos de clientes para páginas HTML e XML. Ao escolher o software de servidor Web, as empresas também estão escolhendo qual sistema operacional o site irá executar. Servidores da Web fornecem uma série de serviços, incluindo; processamento de pedidos do usuário em HTML, serviços de segurança, protocolo de transferência de arquivos, mecanismos de busca, captura de dados, e-mail e ferramentas de gerenciamento do site.
O Software de servidor dinâmico CMS, permite que os sites forneçam conteúdo dinâmico, ao invés, de informações estáticas. Programas de servidor de aplicativos da Web permitem uma gama de funcionalidades de e-commerce, incluindo a criação de um banco de dados de clientes, a criação de um programa de promoção e-mail, aceitar e processar pedidos, bem como muitos outros serviços.
O software de servidor E-commerce é outro pacote de software importante que fornece catálogo de produtos, armazenamento de informações e acompanhamento do cliente, carrinho de compras e processamento de compra por cartão de crédito.
Plataformas prontas de E-commerce podem economizar tempo e dinheiro, mas a personalização pode aumentar de forma significativa os custos. Fatores a serem considerados na escolha de uma plataforma de e-commerce incluem a sua funcionalidade, suporte para diferentes modelos de negócios, ferramentas de gerenciamento de sites e sistemas de informação, desempenho em escalabilidade e conectividade com sistemas de negócios existentes.
Compreender as questões envolvidas na escolha do hardware mais adequado para um site de e-commerce. Velocidade, capacidade e escalabilidade são três das mais importantes considerações ao selecionar um sistema operacional e o hardware que é executado.
Para avaliar o quão rápido o site precisa ser, as empresas precisam avaliar o número de usuários simultâneos, o site espera ter, os pedidos, o tipo de informações solicitadas, bem como o tamanho de banda disponível para o site. Em alguns casos, a adição de capacidade de processamento adicional pode aumentar a capacidade, melhorando, assim, a velocidade do sistema.
Escalabilidade também é uma questão importante. Aumentar a oferta de tratamento, com a expansão para atender a demanda pode ser feito por meio de ampliação para melhorar o poder de processamento do hardware, mas mantendo o mesmo número de servidores e a ampliação adicionando mais do mesmo hardware de processamento.
Melhorar a arquitetura de identificação de processamento de operações com cargas de trabalho semelhantes e uso de servidores dedicados. Identificar as ferramentas adicionais que podem melhorar o desempenho do site.
Além de fornecer um site rápido, as empresas também devem se esforçar para ter um site bem concebido que incentiva os visitantes a comprar. A interatividade melhora a eficácia do site, assim como as técnicas de personalização que fornecem a capacidade de acompanhar os clientes enquanto eles estão visitando o site.
Os aspectos importantes envolvidos na construção de um site para celular e desenvolvimento de aplicações móveis. Ao desenvolver uma presença para aplicativos de celular, é importante entender a diferença entre um site mobile e aplicativos para celular.
O primeiro passo é identificar o objetivo de negócio, uma vez que ajuda a determinar que tipo de presença móvel seja melhor, o Projeto deve levar em conta as restrições de plataforma móvel. Desenvolver um site para celular é provável que seja a opção menos dispendiosa, aplicativos para celulares exige mais esforços e custos e são susceptíveis de serem mais caros de desenvolver.