As diferentes formas de pagamento do e-commerce são facilitadores para o consumidor efetivar o seu pedido, atualmente temos as seguintes opções como formatos mais tradicionais: boleto bancário, cartões de crédito (visa, master card, hiper card, amex, dinners), depósito em conta corrente, módulos de pagamento como paypal, pagseguro, bcash e etc.
Para cada formato de pagamento existe um modulo que deve ser integrado a plataforma, que requer prazo de instalação e testes. Além disso, para cada forma de pagamento existe um fornecedor diferente, até mesmo depósito em conta, quanto mais bancos para pagamento a empresa oferecer mais facilidade o cliente pode ter em pagar suas compras e ganhar tempo no seu dia a dia. Para cada forma de pagamento é cobrado um valor de serviço que deve ser considerado na estratégia de Web marketing e comercial tentando focar nos meios de pagamento que são menos onerosos.
É importante fazer uma analise nos meios de pagamento que tem uma melhor taxa de conversão de vendas para tomar medidas de recuperação de pedidos por meio de pagamentos através de atividades de televendas e e-mail marketing. Na maioria dos casos a taxa de conversão de pagamento chega a ser de 70%, isso acontece porque os usuários fazem o pedido e não pagam o boleto ou seu cartão de credito não é aprovado pela analise de credito.
A análise de credito e prevenção e riscos contra fraudes é uma etapa obrigatória no e-commerce devido à prevenção de uma pessoa comprar em nome de um terceiro, sendo que este cartão pode ter sido vitima de roubo ou clonagem de dados ou clientes com protestos financeiros ou pendências em Serasa e outras entidades com esta finalidade. De acordo com o segmento de atuação da empresa ao índice de fraude pode ser maior ou menor, segmento com índice de fraude alto são os de eletrônicos e informática.
Atualmente existem novas formas de pagamento sendo implementadas no e-commerce com os novos módulos de pagamento via celular que certamente trarão benefícios e melhoria na taxa de conversão de vendas.