Em qualquer estratégia de sucesso de e-commerce a integração com outros departamentos e estratégias de divulgação é fundamental.
Departamentos como: Marketing, Comercial, Serviços, Televendas, Analise de Crédito e outros têm de fazer parte da estratégia e estarem cientes do que vai acontecer e de qual a importância dele no projeto de e-commerce. Além disso, devem entender como o site da empresa ou ferramentas de Web podem ser um agente facilitador para atender as suas demandas internas.
O alinhamento com a comunicação da empresa é importante para que as mídias de comunicação off-line estejam em sintonia com a comunicação on-line e vice versa, isto serve para que o retorno de mídia seja aproveitado de forma integral.
A integração multicanais toma maior profundidade em empresas de médio a grande porte aonde envolvem mais departamentos e pessoas do que em pequenas empresas que tem estruturas mais enxutas.
A gestão de pessoas em um projeto de e-commerce funciona da mesma forma que um canal de vendas tradicional ou até mesmo em empresas, com demandas pontuais em determinadas atividades. Existem demandas em todos os setores de pessoas e processos tendo como as principais demandas os seguintes departamentos: SAC, Televendas, Logística e Estoque, Mídia Online e Web Marketing.