Esse estudo se apresenta com uma pesquisa descritiva e explicativa baseada em revisão bibliográfica e de dados sobre o consumidor da Internet e do mercado eletrônico no Brasil. Há a necessidade de agrupar um referencial teórico sobre o consumidor online e a evolução da Internet no nosso país e no exterior. A literatura sobre o assunto no Brasil, ainda que em crescimento, se mostra bastante discreta, já no exterior existe uma infinidade de referencias neste assunto. Sendo assim, também é necessária a utilização de dados reais para contextualizar a gestão de e-commerce.
Através de diversos estudos desde 2001, pesquisas na internet, buscas de bibliografia especializada e analises de benchmarking no mercado nacional e internacional foi desenvolvida uma metodologia que pode ser aplicada em diferentes projetos em diferentes empresas. Utilizando várias ferramentas e estratégias de acordo com o mercado de atuação, seja na venda de serviços ou produtos. Muitas vezes as mesmas ferramentas e estratégias são adaptadas à realidade da empresa e assim são aproveitadas em diversos projetos em busca da melhoria de acessos no site e vendas.
Diversos cases de sucesso foram obtidos com essa estratégia e o objetivo é compartilhar alguns dos principais métodos expondo as dificuldades e barreiras para alcançarmos sucesso, como a falta de qualificação de profissionais no mercado, falta de cultura por parte das empresas gerando barreiras a entrada e expansão. Grande parte do trabalho é de médio a curto prazo para obter resultados, portanto exige paciência e grande mensuração dos resultados para alinhamento das atividades analisando sua continuidade ou reforço.