A cada ano que passa as redes sociais vem ganhando maior adesão do e-commerce devido a grande imersão dos usuários nas mesmas, fazendo parte do planejamento de Web marketing de qualquer e-commerce.
Além da parte de branding e fidelização, as redes sociais podem atingir novos consumidores com facilidade através de estratégias de marketing viral devido à facilidade de compartilhamento de informações e integração com outras ferramentas de Web marketing, tornando-se um canal de comunicação importante para determinados segmentos de atuação.
Com a integração de ferramentas do Facebook para e-commerce este canal se tornou um dos principais pilares de atuação através das paginas dos estabelecimentos tendo campanhas de marketing personalizadas para este canal com uma comunicação diferente dos outros canais de mídia.
Os canais do Google nas redes sociais também são importantes devido à integração com os links patrocinados Google Adwords, Google Shopping, Google Plus e Google places são os principais canais de integração.
Outros canais como Twitter, Instagram, Flickr e etc. também devem ser considerados em estratégias de Web marketing de acordo com o segmento de atuação visando buscar novos consumidores e vendas.
Para estratégias focadas no mercado B2B é aconselhável a utilização do canal Linkedin.